Resenha: A Esperança


Livro: A Esperança
Série: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Gênero: Romance, Distopia, Fantasia
Editora: Rocco
Páginas: 390

   Sinopse:

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

(Sinopse padrão para A Esperança, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no SkoobSaraiva e Wikipedia.)

   Na contra capa:

A guerra é mais voraz
que qualquer jogo.
Haverá vencedor na luta
contra a capital?

   Book Trailer:


   O que eu achei:

Cheguei enfim a última parte da saga dos Hunger Games, precedida pelos livros Jogos Vorazes e Em Chamas, adquiriu milhões de fãs, e seguidores no mundo todo. 
No volume final encontramos Katniss assumindo sua posição de líder rebelde, enfrentando os perigos da guerra, lutando ao lado daqueles que deseja proteger e finalizando o que ela mesma começou. É um momento realmente tenso, já que temos Peeta aprisionado e provavelmente sendo bestialmente torturado. E a partir daqui não há o que negar, não há mais indecisão, não há mais volta. É ocasião também para dizer adeus... personagens terão sua última e brilhante participação. A Suzanne não nos poupou. Não mesmo. Ela colocou em sua obra o modo deprimente e cruel como o ser humano é capaz de pensar, mas também introduziu uma dose generosa de bondade, coragem e esperança. Por que até nas horas mais negras, a esperança ainda existe.

Sejam firmes, sejam fortes. Tributos, que a sorte esteja sempre ao seu favor! Boa leitura a todos! (Usem lenços... vocês vão precisar...).

   O que mais gostei:

Eu sei que vai ficar muito mal a expressão aqui, mas A Esperança pode ser definido como "uma grande pensadora contemporânea", disse: "é só tiro, porrada e bomba!"! Pessoal, antes de tudo, entendam, isso não foi levando pro lado pejorativo, mas sim no extremamente literal: A Esperança é ação do começo ao fim. são raras as ocasiões em que Katniss tem algum tempo de sossego. E o psicológico, como fica? Arrasado. A conclusão foi... chocante, nada menos que isso.

   O que não gostei:

Se eu disser o que eu não gostei aqui, quem não leu o livro praticaria cyberbullying contra mim. Então descubram lendo!

P.S.: Aparentemente, nossa querida autora inaugurou um método que vem sendo seguido por seus autores contemporâneos, e não creio que isso agrade muito os fãs. Mas de qualquer forma, e acima de tudo, Jogos Vorazes foi épico!

   Citação Preferida:



*****



Continuem seguindo, compartilhando e curtindo o blog!!



2 comentários:

  1. Achei supeeeer ótimo o final,apesar de ter saído um pouco dos "trilhos" depois da morte da Prim mas ok né,Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte da Primm abalou a todos. Mas se eu tiver de dizer algo que realmente me chocou, foi a tortura de Peeta ter sido capaz até mesmo de fazê-lo esquecer de seu amor pela Katniss, e fazê-lo a odiar.

      Excluir