Resenha: A Guerra dos Tronos
(As Crônicas de Gelo e Fogo, Vol. I)


Livro: A Guerra dos Tronos
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Gênero: Fantasia
Editora: Leya
Páginas: 592

   Sinopse:

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

(Sinopse padrão para A Fúria dos Reis, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no SkoobSaraiva e Wikipedia.)

   Na contra capa:

"Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino... é incerto."

   Book Trailer:

Fan made book trailer de As Crônicas de Gelo e Fogo Vol I - A Guerra dos Tronos.



   O que eu achei:

Bom dia pessoal, pra começar a semana bem, e conforme o divulgado, aqui estou com a resenha do primeiro volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George Martin (que ele ainda tenha muitos e muitos anos de vida, para terminar sua obra, shuashuashua). Para ser sincero, desde o início das conversas sobre a série e, consequentemente, sobre os livros, eu não me interessei muito. Tudo o que é muito apelativo nunca teve efeito ou influência para mim. E o que eu mais ouvia falar sobre Game of Thrones era justamente isso: "Sexo, sexo, sangue, mentiras,incesto, mais sexo, mais sangue, e ah, ouro.!" Então, nunca dei a chance de provar a mim mesmo da obra.

Porém, tudo mudou quando três dos meus amigos passaram a assistir a série (acreditem, já estava na terceira temporada!!) e passaram a me contar trechos da estória de forma muito motivada. Eles se apaixonaram pela série!! Então resolvi dar um chance, e comecei a assisti-la. E confesso: amei do primeiro ao último episódio! Mas não se enganem, eu amei a trama, a base, a estória, não a adaptação. E como leitor fiel que sou, amante das obras originais, parti pros livros. 

No primeiro somos apresentados a situação inicial em que o "mundo" da estória se encontra, e ficamos conhecendo as famílias principais, e seus lemas. Já dá pra notar a inimizade entre algumas. O clima é uma loucura por lá: o verão pode durar décadas e o invernos uma vida inteira! O livro está cheio de personagens marcantes, a quem é fácil se apegar, mas isso não é o que o George quer. Ele prova durante toda a sua obra que a morte vem para qualquer um e, para todos; a qualquer momento.

Em meio a honra, família, dever, sangue, dívidas, e com a promessa de chegada de um inverno dos mais longos, todos estão inquietos: movem suas peças e fazem suas jogadas visando o maior ganho.

Não vou detalhar muito o livro, já que isso seria muito extenso, e vou abordando partes específicas em outras seções da resenha. Continuem a leitura!

   O que mais gostei:

Dizem que tamanho não é documento, e é verdade. Porém, em As Crônicas de Gelo e Fogo é, no mínimo, um ponto relevante. O primeiro livro é também o menor deles. O que pelo menos torna a leitura menos assustadora aos iniciantes. E serve como 'prato de entrada', para os demais, já que é uma introdução eficaz.

Minha família favorita (os Stark), foram abordados durante toda a obra: seu lar, suas vidas, seus gostos e história foram contados e discutidos. O modo da narrativa (sob pontos de vista) também ficou muito interessante, já que é possível montar um quadro geral e ver como um todo.

   O que não gostei:

As letras (tipografia) do livro são pequenas em uma página grande, o que vem a ser desconfortável. Outro fator é que Martin quebra a ideia romântica da literatura, e vem mais pro realismo mesmo. Tudo é cru. As coisas acontecem, e não é feito nada para tornarem-nas menos chocantes ou dolorosas.

Outro ponto é que o livro tem centenas de personagens, são muitos, com os nomes o mais complicados possíveis; muitos mesmo. Então fica confuso no começo. Para quem já terminou a leitura do livro, com certeza a ideia é de que algo não está certo: "Não deveria ser assim. Tem que ter mais alguma coisa!". E sim caro leitor, tem. Tem mais quatro volumes recheados com as aventuras e desventuras de nossos bravos e queridos (alguns nem tão bravos, e outros nem mesmo queridos) personagens.

   Curiosidades:

Todos os pontos de vista apresentados no livro (com a exceção de dois deles, e do prólogo)são da família Stark. Sendo assim de: Eddard, Arya, Sansa, Bran, Jon (embora ele seja bastardo, ainda pertence à casa) e Catelyn (originalmente da casa Tully, mas depois casada com Eddard Stark), da casa Stark; Daenerys, da casa Targaryen; Tyrion, da casa Lannister; e como início o prólogo de Will, um homem da Patrulha da Noite, que abre o livro.
  • Por sua extensão, em Portugal o livro foi dividido em dois volumes, sob os títulos  A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo;
  • Foi publicado pela primeira vez em 06 de agostode 1996 nos EUA, mas somente foi publicado em terras brasileiras em 2010, pela LeYa;
  • Pra quem assistiu a série primeiro, é bom avisar que nela, a idade das personagens foi aumentada. Um exemplo disso é Robb (14 anos), Sansa (11 anos), Arya (9 anos), Jon (14 anos), Bran (7 anos).

   Citação Preferida:


*****


E pessoal, continuando com a ideia, não deixem de ver o post da seção Seriados, sobre a primeira temporada de Game of Thrones, da HBO. Fiquem conosco! E aguentem até o fim, a obra é extensa, mas é a maior obra de fantasia do momento. E com razão. Os elementos se misturam de modo a criar um cenário sem igual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário