Resenha: Coraline


Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Gênero: Romance Juvenil
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Páginas: 160

   Sinopse:

Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

(Sinopse padrão para Coraline, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)


   Na contra capa:

Desde que quatro crianças inglesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagantes e assustadoras.

"Senhoras e senhores, meninos e meninas, levantem-se para aplaudir: Coraline é o que há."
- Philip Pullman, autor de Fronteiras do mundo


   Book Trailer:


   O que eu achei:

Oi pessoal, bem vindos de volta, e cá estou eu para mais uma resenha! O autor, é ninguém menos do que o Neil Gaiman, um britânico célebre por suas light/graphic novels. Com títulos como Sandman, com seus personagens inesquecíveis que me fidelizaram a esse autor. Eu amo animações, e Coraline não foi uma exceção. Adorei o filme, quando o vi anos atrás. Mas quando soube que havia um livro, e ainda mais, escrito pelo Neil, eu fiquei fora de mim: "Como assim?? É sério??" e corri na biblioteca pra pegar emprestado e ler (afinal, a grana estava curta.. - -").

Comecei a leitura convencido de que haveriam diferenças entre a obra e o filme, e foi confirmado logo de cara. Mas nada muito radical: se resumem a detalhes, informações, leves insinuações que fazem toda a diferença quando lemos, e depois quando assistimos o filme sentimos falta. Aliás, isso exige uma pequena seção dedicada apenas a esses elementos.

Porém, se alguém assistiu o filme antes de ler o livro (como eu) não terá do que se queixar. Ele é incrivelmente perfeito. Apesar de parecer um livro infantil, é coisa de gente grande! Gaiman embutiu críticas quanto à presença e participação dos pais durante a infância dos filhos, que nos levam a refletir sobre isso de forma séria. Também vemos perspectivas interessantes quanto a outras temáticas.

O "mundo" em Coraline, é pequeno, limitando-se a casa em que ela mora, juntamente com os outros integrantes, e o jardim, ampliando-se um pouco no "mundo real" para inserir o espaço da campina onde ficam a quadra de vôlei e o poço.

Há personagens marcantes, e do início ao fim, você se vê ao lado de Coraline, aventurando-se, e explorando como ela faz.

   O que mais gostei:

Sou fã do universo felino, assumidamente (Gatos vão dominar o mundo!! o/); Então, fora a própria Coraline, o emu segundo personagem predileto é o "Gato Preto Sem Nome": um personagem cheio de atitude, misterioso, que não gosta da mania dos que os humanos tem de nomear tudo. Ele ajuda Coraline em sua jornada.

Gaiman nos coloca pra refletir sobre como a criança vê o mundo, e de suas necessidades. E isso é um ponto super positivo nessa sua obra, em específico. Em termos de estrutura física e formatação, o livro não deixa a desejar: fontes num tamanho adequado, fundo não muito claro, e gravuras muito legais, no estilo adulto. A capa original também me agradou muito


   O que não gostei:

Nada no livro me deixou insatisfeito. Ele foi muito bem arrematado mesmo. Tratando de tudo o que havia a ser feito. O que realmente me deixou indignado foi a adaptação (filme). E vamos aos comentários sobre ela (Devido a ter spoilers nesses comentários, caso queira lê-los, selecione até o "*"):

  1. O tempo estipulado na mudança e adaptação de Coraline à nova casa são bem diferentes; Quando a história começa, Coraline já morava na casa haviam, no mínimo, três dias;
  2. Há um apartamento vazio na casa, oposto ao dela;
  3. As senhoras (artistas de teatro) que moram em um dos apartamentos, moram no térreo, e não no porão, como visto no filme;
  4. O poço é quase rente ao chão, e próximo de uma antiga quadra de vôlei;
  5. Coraline foi avisada diversas vezes sobre os perigos adiante, antes deles se concretizarem;
  6. A Outra Mãe usou o Outro Pai para atacá-la, no porão do apartamento vazio;
  7. Quando voltou do resgate de seus pais, Coraline sonhou com um piquenique com as três crianças mortas pela Outra Mãe, onde estas a agradeceram e lhes avisou sobre o perigo restante;
  8. Coraline armou uma armadilha no poço, para pegar a Mão Direita da Outra Mãe, em seu mundo;
  9. O personagem Wybie, do filme, simplesmente NÃO EXISTE na obra original (livro);
  10. A boneca usada no filme, também NÃO EXISTE na obra original (livro);
*

   Citação Preferida:


*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário