Resenha: Os Instrumentos Mortais
Cidade dos Ossos


Livro: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor: Cassandra Clare
Gênero: Romance, Fantasia, Ficção, Suspense
Editora: Galera Record
Páginas: 462

   Sinopse:

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

(Sinopse padrão para Cidade dos Ossos, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)




   Na contra capa:

Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo das Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber...

Queridos Edward e Jacob,
Adoro vocês, mas vou passar o fim de semana com Jace.
Desculpe! Com amor, Stephenie Meyer (autora de Crepúsculo)

   Book Trailer:


   O que eu achei:

Hey galera!! Mais uma saga! :O Incrível, não?! A quantidade de "universos" e "mundos" que temos disponíveis para explorar, na literatura de fantasia. Dessa vez, nosso "mundo" gira em torno do sobrenatural, de uma guerra entre bem e mal, céu e inferno: um mundo habitado pelas Crianças Noturnas, Filhos da Lua, Caçadores de Sombras, Demônios e outros seres do Submundo.

A mitologia usada pela Cassandra Clare é riquíssima na obra de Os Instrumentos Mortais. Totalizando, até esse momento, seis livros (Obra Completa). Cidade dos Ossos sendo o primeiro volume da saga. aliás, já tem um filme também!! Pena condizer muito pouco com o livro, mas já sabem como são as adaptações. Assistam por sua conta e risco, mas recomendo que leiam o livro antes.


Vamos então a uma apresentação geral: os protagonistas Clary e Jace, uma "mundana" (humana), e um caçador de sombras. Somos iniciados na trama começando por uma festa, na qual Clary presencia um crime ("assassinato", do ponto de vista dela), mas ninguém além dela, e dos assassinos, parece reparar no que acontece. Eles são invisíveis a olhos humanos. Há também Simon, o melhor amigo desde sempre da Clary, e que "vive" numa "friendzone ever". Não posso deixar de falar da Isabelle.


A vida de Clary era "normal", pode-se dizer, até esse momento. Desde a festa entretanto, uma sequência de eventos foi desencadeada tornando tudo um verdadeiro furacão. Ela se vê jogada numa situação angustiante: ela reencontra Jace, que veio atrás dela para descobrir por que ela tinha a capacidade de vê-los, enquanto isso recebe uma ligação de sua mãe, Jocelyn, lhe mandando não retornar para casa, e avisar a Luke (mais um na friendzone, só que da mãe dela.. - -"), que "fulano"(haha, sem spoilers) a havia encontrado. Clary passa então a tentar compreender essa nova realidade, onde seres fantásticos como feiticeiros, fadas, vampiros e lobisomens existem, e principalmente demônios, inimigos dos Caçadores de Sombras, que é uma espécie de sociedade de guerreiros que descendem da "fusão" de sangue Do Anjo (Raziel) em humanos, gerando uma raça de Nephilim. Desde sua criação, a função deles é manter o equilíbrio mundo, e a segurança dos humanos perante os demônios. Mais abrangentemente foram feitos acordos com os líderes das diversas raças existentes no Submundo, de modo que houvesse paz entre todos.


Mas nem todos queriam paz e harmonia, alguns por se acharem superiores, e terem um ponto de vista deturpado, acabaram pro seguir seus próprios caminhos, semeando ódio, dor e morte por onde passavam. E um deles, o principal, é Valentim. Um ex-caçador de sombras, renegado, que queria destruir todos do submundo, de modo que existisse apenas a raça humana, e a luta contra os demônios.


Tendo tudo isso em mente, o cenário está montado: aventuras, dor, relações familiares, segredos ocultos, e mistério; além de muita ação, está presente nesse livro.


Acompanhemos Clary em sua busca pela verdadeira identidade, seu objetivo, e o papel dela e de seus novos amigos nessa história!


   O que mais gostei:

A trama realmente prende a atenção, um assunto puxa o outro, e tem uma forte ligação entre si. A atenção de Clare com os detalhes é muito bem vinda. E ela nos surpreende, com suas frases, seus pensamentos embutidos nas personagens e no desenrolar do enredo. Fora um diferencial substancial: as marcas: uma espécie de padrões de desenhos ("runas"?!) na pele dos caçadores. Vindas do livro Gray. Dão um toque de estilo e singularidade à história. Cheia de revelações surpreendentes, é delicioso de se ler.

   O que não gostei:

Como já havia dito, do livro para o cinema ocorreram muitas adaptações, modificações surgidas sabe-se lá de onde. Mas falando sobre o livro, o início pode ser bem maçante, o que me fez desistir da leitura uma vez, mas depois retomei com vigor renomado. E valeu muito a pena! A posição que os personagens tomam, e o modo como lidam com algumas situações me fizeram discutir com o livro (huashushuas, sim,sou anormal!).

   Citação Preferida:


*****


2 comentários:

  1. Me sinto a única pessoa que não leu este livro/essa saga :(
    mas já vi o filme (sim, sei que é sempre melhor lermos os livros antes de assistirmos adaptações mas ok, hahaha)
    Quero muito começar a ler essa saga, além de envolver um gênero que gosto muito, envolve mitologia, o que é bem bacana, e que bom que você achou esse, um ponto riquíssimo dado pela autora.
    Olha, quem nunca "discutiu" com um livro ao decorrer de certas cituações na estória né? hahahah
    Espero lê-lo em breve e gostar e me envolver muito com o livro. Adorei a citação escolhida, Beijos!! xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andreana! Realmente, a saga é muito legal. Demorei um tempão pra decidir lê-la, e ainda parei, como disse, uma vez. Depois fui com o gás todo! Espero que você leia, e goste. Obrigado pela visita! P.S.: As citações do livro são ótimas mesmo!!

      ^^

      Excluir