Resenha: A Lenda dos Guardiões
A Jornada


Livro: A Jornada
Série: A Lenda dos Guardiões
Autor(a): Katryn Lasky
Gênero: Fantasia, Aventura
Editora: Fundamento
Páginas: 192

   Sinopse:

Precisavam encontrar a Grande Árvore Ga´Hoole, um símbolo de sabedoria e de nobreza em um mundo que estava se tornando louco e vil. Eles precisavam se tornar parte desse antigo reino de cavaleiros guardiões de asas silenciosas. 

Após uma fuga espetacular da terrível Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs, Soren, Gylfie e seus novos companheiros, Crepúsculo e Digger, saem em busca da Grande Árvore Ga´Hoole. Nesse lugar especial, um símbolo de lealdade, nobreza e honestidade, o grupo espera achar forças para lutar contra o mal que tomou conta do Mundo das Corujas. Mas não vai ser fácil superar os inúmeros obstáculos e tentações que aparecem pelo caminho... 

Será que os amigos vão ter coragem e determinação para encontrar a Grande Árvore? Será que existem perigos ainda maiores que a Academia ameaçando a sobrevivência de todas as corujas? Junte-se a eles e a outros personagens fascinantes e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação. 

(Sinopse padrão para A Jornada, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e no site da editora, a Fundamento.)

   Na contra capa:

"A série A Lenda dos Guardiões vendeu quatro milhões de livros ao redor do mundo e deu origem a um file. A Jornada é a segunda parte de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu."

   Antes disso:

Hey galera! Espero que estejam todos bem! Se já nos acompanham a algum tempo, bem vindos mais uma vez, e caso sejam novos aqui no blog, cheguem mais! A intenção do nosso blog foi desde o começo compartilhar nossas impressões e sentimentos sobre os livros que lemos, e continua essa nossa meta. Então vamos nessa, pra conversamos sobre a continuação dessa saga fantástica que é "A Lenda dos Guardiões".

Já resenhamos o primeiro volume, A Captura, e ele nos deu um quadro geral do que aconteceu no começo. Vamos relembrar. 

Soren, o filho do meio em sua 'casa', foi jogado para fora do ninho, supostamente, por seu irmão Kludd. Sozinho e indefeso, foi capturado, sequestrado e levado por corujas cruéis para um lugar chamado Academia St. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá ele descobriu um plano terrível de dominação do reino das corujas, que incluia o sequestro de ovos e filhotes de todas as espécies de corujas. E apesar das dificuldades, ele sobreviveu. Também fez uma amiga valiosa lá, Gylfie, outra corujinha sequestrada, porém de outra região. Juntos eles passam pelas situações mais apavorantes na academia, descobrindo um horror após o outro, inclusive a "hipnóse pela Luz da Lua". Também descobrem que as corujas que dirigem St. Aegolius estão à procura de "partículas", embora ainda não saibam do que elas são feitas.

Em determinado momento, eles descobrem que duas corujas que não estão hipnotizadas (pelo menos não totalmente), Hortense ('12-8' []lembram-se que as corujinhas órfãs recebiam números ao invés de nomes?]) e Grimble. Hortense era uma coruja com deformidades (DNV - Destinada a Não Voar, um efeito das 'partículas' em organismo), ela nunca poderia voar. Vinda do reino de Ambala, onde o sequestro de ovos estava alarmante, ela decidiu fazer alguma coisa, alguma coisa que realmente valesse a pena, em busca de dar sentido a sua triste vida. Armou toda uma situação para chegar até St. Aggie e, uma vez lá, fingiu ser a melhor serva do lugar. Mas secretamente ela coordenava o resgate dos ovos, ajudada por duas águias (Streak e Zan [que perdeu a língua no último resgate, trágico.]). Porém, após contar sua história para Gylfie e Soren, e concordar em lhes mostrar como fazia, é pega em uma armadilha pela Titia, Spoorn e Skench, que a jogaram montanha abaixo. Hortense morreu como uma heroína, implorando para que Zan salvasse o ovo que ia cair, ao invés dela. Ela virou uma lenda em Ambala após isso, todos os filhotes que nasceram após sua morte estão recebendo seu nome em uma forma de homenagem (nome esse que ela chegou a não gostar um dia... T-T) {Particularmente, um dos momentos mais tristes do primeiro livro! T-T}.

Em seguida eles esperam pela volta de Grimble, para que lhes ajude a fugir da academia. A história de Grimble só é menos triste do que seu fim. Temendo pela segurança de sua família, ele aceita trabalhar na academia, em troca de que deixassem sua mulher e filhos em paz (após uma tentativa de sequestro de um deles, e subsequente morte do raptor). St. Aggie com certeza tinha lugar para alguém forte como Grimble. O hipnotizar da lua não o afetou como aos outros, mas pouco a pouco foi levando um pouco de sua essência, até que sua família não o reconhecia mais, e partiram. Desde então ele trabalha, carregando o peso de seus atos em sua consciência. Ele concorda em ensinar Gylfie e Soren a voar, e eles aprendem, mas no dia decisivo da fuga, eles são descobertos, e Grimble se sacrifica para que eles possam fugir. Ele parte de coração leve, uma vez que seu último ato em vida foi o melhor que ele fez até agora.

A partir de sua fuga, Soren e Gylfie conhecem Crepúsculo, uma coruja que também foi sequestrada por St. Aggie, mas que conseguiu escapar antes de chegar ao destino, há muito tempo. Eles decidem ir em busca da Árvore de Ga'Hoole mas, antes vão passar em suas casas para tentar encontrar suas famílias. Soren reencontra a senhora Plithiver. Ela lhe conta coisas terríveis: Kludd a ameaçou, e ela acha que Eglantine também foi jogada para fora do ninho, como Soren, e desde então está desaparecida. Seus pais, atormentados pela dor, partiram em busca de um lugar mais seguro, talvez Ga'Hoole. Gylfie não teve muito mais sorte com sua família, porém eles encotram Digger, uma coruja-buraqueira, que teve seu irmão devorado por corujas de St. Aggie (Canibalismo!) e seus pais mortos pela patrulha. Nesse momento eles são atacados, mas salvos pelas águias de Hortense, e juntos fazem um juramento: permanecerem unidos, chegarem à Ga'Hoole, e lutarem contra o mal.

E isso foi tudo o que aconteceu no primeiro livro. Bem extenso, não? Devem estar pensando por que coloquei esse resumo aqui, e não na resenha do livro 1, mas a questão é que nossas resenhas focam em leitores que ainda não leram o livro, buscam instigar que eles o leiam. Então não podemos fornecer mais detalhes do que o limite sensato. Já em um volume posterior, temos mais liberdade de relembrar os leitores do que aconteceu antes, para que eles desejem continuar com a leitura.

   O que mais gostei:

A história seguiu seu caminho na mesma rota. Soren e seus amigos permaneceram à procura de Ga'Hoole... e a encontraram! Mas não sem enfrentar os mais diversos obstáculos. Desde a sensação de falsa paz e tranquilidade, um deserto abrasador, incêndios e o extremo oposto: gelo e muito frio. E nessa trajetória encontraram companhia e abrigo onde (e com quem) menos esperavam. E falando nisso, outros tipos de aves entraram na história, como as já conhecidas gaivotas (as piores fazedoras de cocô molhado!), temidos e nojentos corvos, papagaios-do-mar não muito espertos (pelo menos aparentemente, rs) e até mesmo gralhas! Outros animais também aparecem, como o lince.

Uma curiosidade é que aparece uma nova personagem na história, e adivinhem seu nome? Vou dar uma dica:


Primrose

Adivinharam? (risos, ou choros, dependendo do ponto de vista...). Outro detalhe legal é o cumprimento de "Boa Luz", que equivale ao nosso "Boa Noite", uma vez que as corujas dormem durante o dia. Ah, e mais: o SPC existe lá também viu? Só que significa "Sociedade das Pequenas Corujas", que é contra a formulação de piadas e conversas pejorativas sobre tamanho, entre as corujas.

Para quem tiver curiosidade sobre as questões relacionadas à posição do vento (como barlavento, sotavento...) que são mencionadas no livro, cliquem aqui para aprender mais. Também gostei muito da simbologia designada à cada esquada, cada uma recebendo um elemento que a referencia.

Mas com certeza, o ponto alto do segundo livro foi lá pro final, os últimos eventos. O reencontro tão aguardado, o desespero pelas circunstâncias, e mais um temido mistério a ser desvendado. E a busca por respostas e justiça prossegue!

   O que não gostei:

Nota: Há uma erro na grafia do nome de Eglantine. Enquanto na história se referem à ela por EGLANTINE, na parte interna da capa ('orelha') do segundo livro foi impresso ENGLATINE. Como o primeiro aparece em toda a história, preferi usá-lo como o correto, encarando a outra grafia como um erro de impressão.

Basicamente, essa é a minha única queixa sobre o livro, em seus aspecto físico e em qualidade de seu conteúdo.

UPDATE (26/01/2015): Entrei em contato com a Editora para me certificar da grafia do nome da personagem, e eles me confirmaram que é 'Eglantine'. Além disso, eles comentaram sobre o lançamento de uma segunda saga, da mesma autora, que será chamada Guardiões da Coragem.

O feedback  dos leitores, e o contato com eles é importante para a Editora Fundamento


   Citação Preferida:

*****


Nenhum comentário:

Postar um comentário