Resenha: A Probabilidade Estatística
do Amor à Primeira Vista

A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista - Banner


Livro: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
Autor(a): Jennifer E. Smith
Gênero: Infanto-juvenil, Romance, Drama
Editora: Galera Record
Páginas: 224

   Sinopse:

Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

(Sinopse padrão para A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, no Submarino.)

   Na contra capa:

"Uma fábula emocionante e sagaz sobre o amor, família...
Os insights de Smith sobre dor e perda são tão reais quanto
a mágica do nascimento de um novo amor."
- Kirkus

"Um belo romance sobre o poder do destino, de estar
apaixonado... Inspirador."

   Book Trailer:



   O que eu achei:

Hey pessoal! Aqui estou eu mais uma vez! E para dividir com vocês minha experiência com o livro "A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista". Nunca havia lido um livro da autora (Jennifer E. Smith), mas pela chamada na contracapa do livro, resolvi dar uma chance, e não me arrependi.

Com um background sensível e, até mesmo, melancólico, acompanhamos Hadley, uma garota americana de 17 anos, em uma viagem para comparecer ao casamento do pai, em Londres, na Inglaterra. Uma vez que ela é uma das madrinhas, não havia uma desculpa suficientemente justa para sua ausência. O caso é que Hadley ainda é profundamente abalada pela separação dos pais, e as circunstâncias em que essa separação ocorreu complicam tudo ainda mais. 

Chateada com a mãe, decepcionada com o pai, e indecisa quanto ao futuro, Hadley acaba por chegar ao aeroporto atrasada, quatro minutos, perdendo o voo, e tendo que esperar o próximo. Enquanto espera, Hadley conhece um garoto (incrivelmente fofo!   *---*) britânico, que está cursando a faculdade nos Estados Unidos, mas que também está esperando o mesmo voo que ela, para Londres, afim de ir a um compromisso familiar, também. Seu nome é Oliver.

Confusa, e com sentimentos conflitantes, Hadley se  vê milhares de metros acima do solo, e sem nada importante pra fazer por sete horas, até que o avião chegue a Londres porém, a felicidade que lhe envolve ao descobrir que Oliver sentará ao seu lado é inesperadamente agradável. A partir daí, juntos eles vão se abrindo, contando seus atuais temores, rindo e compartilhando bons momentos.

Hadley chega à conclusão de que, o que temia não era a partida, mas a chegada, quando terá de encarar os fatos de frente, sabendo que não haverá volta, e que tudo mudará, de fato. Entre encontros, fugas e desencontros, descobriremos juntos com Hadley que amor, coincidência, perdão, pesar e perdas fazem parte da vida, mas o modo como encaramos as coisas é que fazem a diferença.

   O que mais gostei:

O livro foi encantador. Narrado de forma clara, simples, mas emocionante. A autora consegue nos oferecer todas as informações que necessitamos para entendermos e compreendermos Hadley. O drama pelo qual ela passa não é estranho ou incomum nos dias de hoje, em que muitas famílias se desestruturam, e onde o amor parece estar escasso, e casamentos parecem ruir tão logo são concebidos. E quem sofre o maior dano dessa situação são os filhos, que passam a lidar com problemas e questões com os quais não estão acostumados. Ficando divididos. Já sobre a situação de Oliver, ela é mais complicada. Mais dolorosa. Sensível, uma ferida ainda aberta. E também 'normal' nos padrões de hoje.

Porém, em meio a essa dor, Hadley e Oliver se encontram, se apoiam, e descobrem que tem mais em comum do que parecia no começo e, embora tenham tomado caminhos inicialmente diferentes, voltaram a se encontrar por se recusarem a não tomarem as atitudes em prol de sua felicidade.

O jeito descontraído, carismático e fofo de Oliver. A forma gentil de por as necessidades de Hadley à frente das suas. A dor, insatisfação e o sentimento de vazio e perda de Hadley. O caminho que eles descobrem juntos, para buscar a saída desse estado os leva diretamente ao nascimento de um novo amor.

A forma como Hadley irá lidar com a sua situação definirá que caminhos irá trilhar futuramente, e talvez mais. Mostrará também que a compreensão e os laços de amor existentes entre as pessoas que se amam (seja na família, com os amigos, ou romanticamente) tendem a se fortalecer, conforme se passa ao diálogo e entendimento.

Quatro minutos: "Tanta coisa podia ter sido diferente." Isso é a mais pura verdade! Destino ou coincidência? Parece uma daquelas perguntas que quando nos fazemos, nunca mais nos abandonam. "Talvez as coisas tivessem sido diferentes..." mas, "Nunca um dia parecera tão infinito.". 

   Curiosidades e Detalhes:

* O livro é dividido em capítulos, que se iniciam sempre com os horários da Costa Leste dos EUA, e de Greenwich; É interessante observar que Greenwich é uma localidade a sudeste de Londres, que sedia o Observatório Real de Greenwich. É o marco "Zero" dos meridianos, usados para definir o fuso horário internacional.
Meridiano 0, marcado no observatório de Greenwich

* O voo de Hadley sai de New York para Londres, uma viagem de quase oito horas!
Mapa da Viagem de Avião de New York a Londres (by Google Maps)

* O livro citado na história, 'O Nosso Amigo em Comum' (Our Mutual Friend, em inglês), de Dickens, foi o último romance completo do escritor, lançado entre 1864 e 1865, e considerado um dos mais sofisticados.
* A cumulonimbus (em latim), é o tipo de nuvem predileto de Oliver, e ele as usa como uma metáfora. Ela é bem 'cheia' verticalmente, e em geral é símbolo de chuva, e tempestades, por estar bem carregada (acúmulo de água).

* Os assentos, respectivos, de Hadley e Oliver são o 18A e o 18C porém, Oliver acaba ocupando o 18B.

* Alguns dos lugares mais interessantes e turísticos de Londres são citados no livro, para visitação.

   Citação Preferida:


*****

Bem, é isso pessoal. Eu particularmente gostei muito desse livro, é sensível, emocionante, mas sem cair no drama de fato, e o romance dele é inocente, sem cair no clichê. espero que gostem (e se já leram, tenham gostado!) dele também. Até a próxima.

GIF encontrado no site http://blogliterata.blogspot.com.br/2014/02/encontrei-por-ai-downloads-da-galera.html
****

2 comentários:

  1. Eu li ano passado e simplesmente amei demais da conta, a história é linda, li em pdf e não consegui parar de lê-lo apesar de ser míope e os olhos arderem quando leio no notebook.

    Sua resenha ficou ótima,bem completa e adorei ler as curiosidades.

    bjs


    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Simeia! sim, quando encontro um livro bom, eu também já vou lendo em PDF mesmo, rsrsrs. Não dá pra esperar comprar a versão física! Obrigado pela visita, e fico feliz por ter gostado da resenha, eu gostei de fazê-la, em especial. A simplicidade do livro é contagiante.

      Excluir