Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos
A Batalha do Labirinto


Livro: A Batalha do Labirinto
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor(a): Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 392

   Sinopse:

O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão - deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

(Sinopse padrão para A Batalha do Labirinto, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Na contra capa:

"Descerás na escuridão do labirinto infinito,
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói,
acontecer...

E perderás um amor para algo pior que morrer."

   Por dentro da história:

Caraca velho! O terceiro livro deu um friozinho na barriga com aquele sumiço da Annabeth, certo? Incrível, dinâmico, surpreendente. É assim que eu defino o livro quatro, A Batalha do Labirinto. Manteve a mesma linha que veio tendo em seus predecessores. Lembram que comentei na terceira resenha que aquela rotina de Percy ser abordado por monstros e ser expulso da escola tinha sido quebrada? Então, ela voltou. Ao menos com um contexto melhorado, dessa vez. A mãe de Percy está namorando um dos professores de sua nova escola. Logo no primeiro dia, ele reencontra nossa querida Rachel Dare, que já havia aparecido em algumas ocasiões, nos livros anteriores, e juntos eles tem que fugir das emposais que lhes atacam.

Annabeth, Grover, Tyson, e Percy. Eles continuam no centro da trama. Também, e mais uma vez, destaque para Clarisse. Surgem novos personagens, amigos e inimigos, e saindo da diretamente mitologia grega, mais seres fantásticos!

Seguindo a história de onde paramos, no livro anterior (A Maldição do Titã), temos um filho de Hades insandecido, por causa da morte de sua irmã, Bianca (o que aliás, foi muito triste). E um exército em expansão, sob o comando de Luke, e a supervisão de Cronos; com o intuito de invadir o Acampamento Meio-Sangue, e depois o Olimpo. Eles não estão perdendo tempo, e não são poucas as armadilhas e infortúnios que afligem nossos amigos. 

Como o próprio título do livro já dá a dica, o foco de toda a ação acontece em um labirinto (Qual?? ... descubram lendo!). Uma vez que eles descobriram uma passagem que deixaria o acampamento desprotegido, e que poderia ser usada para uma invasão. Temos deuses se envolvendo de forma mais direta, e até mesmo perigosa, no destino. E entre traições, temos de buscar quem de fato é real. Ah, como sempre, PROFECIAS, e mais profecias. Aos mais afoitos: também teremos notícias sobre Pan...

Caso queira ler as outras resenhas: Livro 1Livro 2, e Livro 3.

   O que mais gostei:

Somos apresentados à namorada de Grover, Juníper, uma dríade. Temos um desenvolvimento da história de Nico e Bianca, meios-sangues filhos de Hades. Os aspectos mitológicos abordados nessa parte da aventura também foram super bacanas: explorando o labirinto de Dédalo, a ilha solitária de Calipso, e vários outros lugares aos quais o labirinto nos levou.

A Senhora O'Leary é uma das 'mascotes' que mais adorei! Não me importaria se ela tivesse um lance com o Cerberus (shippo mesmo! u.u).


   Curiosidades:

*Fantasmas gostam de LAnches/Brinquedos do McDonalds. U.U

*O quarto livro da série graphic novel de Percy Jackson & os Olimpianos ainda não tem lançamento confirmado, mas provavelmente será intitulado The Battle of the Labyrinth: The Graphic Novel.

   Citação Preferida:


*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário