Resenha: Um Gato Entre os Pombos


Livro: Um Gato Entre os Pombos
Autor(a): Agatha Christie
Gênero: Suspense, Romance Policial
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 223

   Sinopse:

Um Gato entre os Pombos - Em mais este caso, Hercule Poirot vai percorrer um longo caminho até descobrir o responsável pelos crimes cometidos no colégio Meadowbank, só para moças, na Inglaterra: as razões para os assassinatos estão muito mais longe daquele país do que se poderia imaginar.

(Sinopse padrão para Um Gato Entre os Pombos, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob e na Saraiva [a edição à venda no site da Saraiva, é de outra editora, com outra capa. A edição da Círculo do Livro não encontra-se mais à venda, esgotada.].)

   Sobre a autora:

Eu não sei exatamente qual postura adotar ao falar sobre Agatha Christie. Ela é conhecida mundialmente como a 'dama do crime' ou 'rainha do crime'; uma autora brilhante, e com chances excepcionais de ser a minha favorita em todo o mundo. Suas histórias são repletas de uma Europa na belle époque, com alguns cenários exóticos e aquele toque clássico, romântico, culto e um tanto quanto reservado do ingleses. E eu amo tudo isso! Mas vamos começar, do começo, oras.

Agatha nasceu na Inglaterra em 1890, e foi uma escritora de proporções épicas. Atuou em diversas áreas da escrita como contos, poesia, teatro e, principalmente, no romance, e mais especificamente ainda, o romance policial, no qual sua opinião é suprema (okay, esse é o meu ponto de vista... ¬¬ Mas que é, é!). Seus livros foram traduzidos para mais de 50 idiomas, e são vendidos em mais de 100 países, totalizando mais de 1 bilhão de cópias vendidas em inglês, e outro bilhão nos demais idiomas. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos, sendo ultrapassada apenas pela Bíblia, e por ShakespeareCriadora de personagens célebres como o detetive profissional belga Hercule Poirot e a idosa, porém sagaz, Miss Marple. É interessante notar que seu sobrenome, tão conhecido, provém do primeiro casamento, uma vez que decidiu manter o sobrenome pelo qual seus leitores a conheciam .

Este ano, 2015, marca o 125º aniversário de Agatha. Haverá comemorações durante o ano para celebrar a data. Aqui, consta o site oficial, sobre a autora. Aqui, você poderá votar no seu livro predileto, dela, em uma campanha para eleger o melhor livro. E este é o site do maior e mais representativo dos eventos, o The International Agatha Christie Festival, que acontecerá na cidade de Torquay, no condado de Devon, Inglaterra.

Eu não consigo recordar quantas vezes eu já me perdi no tempo e espaço lendo os romances da Agatha. São deliciosamente intricados. Misteriosos. E brilhantes! Que genialidade! A própria rainha do Reino Unido, Elizabeth II, a condecorou com o título de "dama" do Império Britânico, uma honra imensa!

A autora faleceu em 1976, vítima de uma pneumonia. Triste época em que gênios das mais diversas áreas caíam, vítimas de doenças que hoje são tão mais facilmente tratadas. :'(

Agatha Cristie/Reprodução

   O que mais gostei:

Agora, indo ao que realmente importa, vamos falar do livro. Um gato entre os pombos, pode ser encaixado no nosso dito popular, "um lobo entre as ovelhas". E é basicamente esse o enredo do livro. O ambiente clássico da dama do crime, Inglaterra. Com visitas e cenários um pouco mais exóticos, como o Oriente Médio. E personalidade fortes e marcantes em suas personagens. Ao pegar o livro, fiquei ansioso para saber se seria Miss Marple ou Hercule Poirot, o detetive a investigar o caso, uma vez que não havia lido a sinopse do livro. E fiquei na curiosidade por um bom tempo, uma vez que nosso querido amigo belga só aparece nos momentos finais da trama (cerca de 70% da história já havia sido contada).

Agatha nos presenteia com tudo pelo qual sua obra é marcada: cenários da Inglaterra, com seu classicismo e charme, personagens de rica e primorosa classe e fina educação, tratos cavalheirescos e maneiras recatas. Também temos a parte exótica, os lugares perigosos, insalubres e incomuns. Temos o objeto de grande valor, que será o objetivo da maioria dos personagens, e por fim, temos as pessoas de interesse, aqueles que por motivos 'a' ou 'b', estarão atuando no eixo do objeto. Temos os momentos de suspense e mistério, quando os crimes acontecem de forma obscura. E culminamos com a elucidação da trama por Poirot.

Um dos diferenciais desse livro, em específico, é que desde o começo sabemos o que é o objeto em questão e sabemos onde ele está. A princípio pensei que isso fosse prejudicar o meu interesse no livro, ou o desenvolvimento da história em si, uma vez que eu (o leitor) sabia mais do que a maioria dos personagens, durante a maior parte do tempo. Porém, serviu apenas como distração para eventos mais importantes passarem despercebidos. Bela pegadinha!

O livro foi delicioso de ler, para quem gosta do estilo. E é curtinho (entre aspas... :P), sendo possível lê-lo em um dia! Tem personagens totalmente alienadas a assuntos banais e rotineiros, dentro das vivências de cada um, como a preocupação da maioria das jovens por roupas, vestidos, maquiagem e jovens rapazes. Mas também temos aquelas que se destacam por sua sagacidade, curiosidade ou instinto. O trabalho de lapidar a personalidade de cada personagem, no decorrer das páginas, é uma coisas que mais aprecio. Vamos descobrindo outras facetas delas, sob outros pontos de vista, de modo que as possibilidades vão sendo ampliadas, extendidas, para abarcar o todo.

Destaque para Julia Upjohn, que demonstrou perspicácia e sagacidade desde sua primeira aparição no livro.


#Leiam #EuLeio #RomancePolicial #AgathaChristie 

   Curiosidades e Detalhes:

* A autora está no Guiness Book of World Records, por ser a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos;

* Em 3 de dezembro de 1926 Agatha, após saber da traição e pedido de divórcio de seu marido, Archie, abandona sua casa, e desaparece. Seu carro é encontrado no dia seguinte, em um barranco num lago, com sua mala e outros itens pessoais dentro, e os faróis acesos. Seu desaparecimento se tornou notícia, e houveram ofertas de recompensas para qualquer informação a respeito da autora. Cerca de 15.000 pessoas se voluntariaram nas buscas. Ela foi reconhecida por um músico, onze dias depois, em um hotel no qual se hospedou sob nome falso (usando, inclusive, o sobrenome da amante do marido). A polícia a localizou em 19/12/1926. Nunca ficou bem esclarecido esse momento dramático na vida da autora.

* Agatha nunca frequentou uma escola. Ela foi educada pela mãe, em casa.

* A Agatha Christie Ltd é a responsável jurídica pela marca e royalties. Um dos netos de Agatha é associado à empresa.


* Outro recorde da autora diz respeito ao livro mais espesso do mundo, o The Complete Miss Marple, medindo mais de 30cm, com 4032 páginas, onde se encontram todos os romances e contos protagonizados pela personagem Miss Marple.





Edição de Colecionador/Luxo - Edição Limitada a 500 Cópias



   Citação Preferida:

*****

2 comentários:

  1. Olá, Ricardo.
    Gostei mto da resenha. Adoro Agatha Christie, mas não li esse ainda!
    Está na lista!
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Helena! Obrigado pela avaliação. A Agatha tem realmente ótimas histórias. Embora deva admitir que essa pode ser considerada por muitos uma de menor qualidade, eu gostei muito dela também. É aquela história pra você ler num dia de chuva. Sucesso com o blog. Abraços. o/

      Excluir