Resenha: Fortaleza Digital


Livro: Fortaleza Digital
Autor(a): Dan Brown
Gênero: Conspiração Científica
Editora: Sextante
Páginas: 336

   Sinopse:

Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. 

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. 
Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.

(Sinopse padrão para Fortaleza Digital, disponível nas páginas online dedicadas a ele, no Skoob, na Saraiva e na Wikipédia.)

   Na contra capa:

"É o melhor e mais realístico suspense tecnológico lançado em muitos anos. A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional é impressionante... Impossível não ficar arrepiado a cada página."
                                                                              - The Midwest Book Review

   Book trailer (fan made):



   O que eu achei:

Assim como em todos os livros do Dan que já li (com exceção de O Símbolo Perdido, que, francamente, não gostei.) Fortaleza Digital foi incrível. Teve suspense do começo ao fim. E foi bem conveniente também. Faço Ciência da Computação, estou no 3º período do curso, e em AED III estamos vendo justamente o tema do livro: criptografia, compressão de dados, chaves de segurança, complexidade de algoritmos. E é interessante ver as duas coisas se conectando.

De modo que o livro foi especial para mim, assim como será para qualquer outro estudante da área. Como é padrão em sua obra, Dan insere informações reais, factuais no livro, e trabalha fiticiamente nelas, desenvolvendo um enredo fantástico, cheio de personagens inteligentes, de personalidades fortes, com objetivos definidos e movidos por uma motivação distinta.

Deixando Langdon de lado, por um livro (kkkk'), o protagonista deste, assim como em Ponto de Impacto, também é uma brilhante mulher, Susan Fletcher, sua área de pesquisa e trabalho é o departamento de Criptografia, da tão poderosa quanto mística/secreta NSA (National Security Agency). Ao acordar para dar início ao seu merecido descanso de fim de semana, já totalmente planejado para uma viagem comemorativa com seu namorado David Becker, Susan descobre que David tem outros compromissos de trabalho e, logo depois, que seu chefe também precisa dela no trabalho e, assim ela vai. Colocando-se em meio a todas as tramas já em andamento, sem o seu conhecimento.

A descoberta da "criação" de um algoritmo de criptografia que não possa ser decifrado, sequer pelo supercomputador TRANSLTR, sem uma chave, causa um alvoroço na comunidade de inteligência mundial. E é isso que Susan e seu chefe, Strathmore buscam resolver. Numa corrida alucinada contra o tempo, e usando de todos os meios já explorado pelo autor, como enigmas, brincadeiras matemáticas, tempo cronometrado, e corridas alucinantes por países afora em busca de um objeto secreto, Fortaleza Digital é uma ótima escolha de leitura.

Enfim, tudo gira em torno de quem fez o quê, com a ajuda de quem, como achar e como decifrar. E o tempo é um inimigo tão ferrenho nesse livro quanto foi nos outros. A temática do livro também é bem chamativa, uma vez que envolve espionagem, quebra de privacidade, ética e segurança. Em época onde um país espiona outros para sair sempre na frente, cai como uma luva, a história sai do livro para a vida real!

   O que mais gostei:

  • * As reviravoltas não param de acontecer! É suspense a casa página, a cada capítulo. Uma história bem contada, interessante, com personagens sólidos, e uma trama fantástica. Sem pontas soltas, e alucinante.
  • Parte da história do livro acontece na Espanha, e muito da cultura e arquitetura de lá é descrita na história.
  • Prólogo e epílogo se encontram, de modo que a história seja intrinsecamente fechada: não há pontas soltas.

   Curiosidades e Detalhes:

*TRANSLTR


É um supercomputador fictício. Localizado na sede da NSA, no departamento de criptografia. Rastreia mensagens em todo o mundo e descriptografa-as, em uma média de 6 minutos para formatos de criptografia conhecidos. Possui três milhões de microprocessadores de alta capacidade. É exibido como um baleia mergulhando no oceano, onde apenas 10% de seu aparato físico está exposto e os outros 90% estão escondidos embaixo de 6 andares no domo central da NSA.
Os processadores são revestidos por uma camada bem espessa de cerâmica e tem um sistema de resfriamento a gás freon que mesmo que este venha a falhar, inicia-se o desligamento automático da força de energia. Sua fonte de energia está separada do resto da NSA, compartilhando-a com o departamento de criptografia. Utiliza um gerador de energia para que continue funcionando caso haja ausência de energia elétrica no prédio da NSA.

*Cenários/Monumentos/Pontos Turísticos da Espanha (Sevilla)

   - Praça da Espanha
   - Giralda
                                       

PLAZA DE ESPAÑA


PLAZA DE ESPAÑA


Giralda


*Transportes

   - Learjet 60: jato executivo de alta performance;
  • Velocidade de cruzeiro: 850 km/h;
  • Alcance: 4 100 km (lotado / 75% potência / com reservas)
  • Preço: Aprox. US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);



*Tecnologias
   - Criptografia;
   - Máquina Enigma;
   - Cifra de César;
   - Força Bruta;
   - Limbo: sim a linguagem existe! E acreditem ou não, há um SO chamado Inferno! '-' '-' '-' ;

                                 Sistema Operacional - Inferno OS from Fábio Luciano

***** 
A EFF realmente existe! :O A Electronic Frontier Foundation (EFF), em português, Fundação Fronteira Eletrônica, é uma organização sem fins lucrativos sediada em San Francisco, Califórnia, cujo objetivo declarado é proteger os direitos de liberdade de expressão, tais como definidos pela Primeira emenda da constituição dos Estados Unidos da América, no contexto da era digital.
Creio que é necessário, nesse ponto, colocar uma observação: apesar das histórias de Dan terem fatos, objetos e lugares que realmente existem, muito do que acontece com tais 'coisas' ou de como são manipuladas, não é verdade. Além, é claro, de ideias e conceitos que não existem (como o Princípio de Bergofsky...), mas que por estarem em meio a tantas 'verdades' acabam por ser considerados como verdade também.


   Citação Preferida:

*****

Bem, é isso pessoal. Eu gostei muito de Fortaleza Digital, inclusive porque é da minha área de estudo. O último livro publicado de Dan Brown, Inferno, já está sendo adaptado para o cinema! Vou fazer um esforço para lê-lo antes que seja lançado. Até a próxima. :D
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário