Resenha: O Outro Lado da Ilha


Livro: O Outro Lado da Ilha
Série: Vaga-lume
Autor(a): José M. Monteiro
Gênero: Infanto-juvenil
Editora: Ática
Páginas: 94

   Sinopse:

Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se vêem à mercê de fantásticos enigmas da natureza.

(Sinopse padrão para O Outro Lado da Ilha, disponível na página online dedicada ao livro, no Skoob e Saraiva.)

   Conhecendo o livro:

  Aqui estamos, pessoal. Com mais um livro do José Monteiro, também na série Vaga-lume, da editora Ática. Este, por sua vez, segue a linha acadêmica do autor, abordando assuntos dentro da temática da História Natural e conceitos ambientais/ecológicos. O Outro Lado da Ilha se mostra uma aventura deliciosa para os pequenos e jovens leitores. Nela acompanhamos a viagem de férias do pesquisados e ambientalista Cirilo, juntamente com sua família, a uma ilha remota, que é também uma reserva natural.

  Começando de forma simples, sem nenhuma previsão de perigo, a viagem deveria ser fonte de divertimento e descanso para a família, e também de estudo e pesquisa para Cirilo. Porém, conforme os fatos acontecem, a história se torna cheia de suspense e mistério. Que perigos espreitam Cirilo e sua família na ilha?     

   O que mais gostei:

  Indo diretamente ao que me interessou na história, o livro aborda uma perspectiva ambiental, conscientizando de forma subentendida na história, o leitor sobre a temática. Descrevendo o impacto da ação humana sobre o ambiente, a natureza,e que tais impactos acabam por ser fatores agravantes em mudanças bruscas no ambiente. É falado sobre a introdução (proposital ou não) de novas espécies, animais e vegetais, em um ambiente não-natural a eles, e como isso pode causar uma desordem no equilíbrio do ambiente.

  A história também trabalha com as transformações no relevo do ambiente, causadas por ação humana: queimadas que saem de controle, desmate, mudanças bruscas como explosões e terraplanagem para criação de novas vias, etc. Outro ponto interessante é a apresentação do conceito e finalidade das reservas naturais, como lugares protegidos legalmente para estudo e preservação ambiental.

Curiosidades:
  Muitos conceitos interessantes e úteis são apresentados no livro. Um professor de Ciências e/ou Geografia do ensino fundamental teria uma ótima ferramenta a mão para trabalhar conteúdos em sala, de modo a ter maior interação e motivação por parte dos alunos. Entre os tópicos que poderiam ser trabalhados estão:
  • Instrumentos de navegação;
  • Ilhas: definição, e partes geográficas;
  • Fenômeno da 'muda¹ ²', que é o ponto alto do livro!
  • Interação homem-natureza: consequências;

#EuLi #JoseM.Monteiro #Vaga-Lume

   Citação Preferida:

*****


2 comentários:

  1. já li esse livro faz algum tempo...muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dele. A coleção é bem antiga, a lia no meu tempo de fundamental! Mas as histórias são ótimas, não são?! Abração, e obrigado pela visita. :3

      Excluir