Resenha: Diários do Vampiro
O Despertar


Livro: O Despertar
Série: Diários do Vampiro
Autor(as): L. J. Smith
Gênero: Fantasia, Romance, Terror
Editora: Galera Record
Páginas: 240

   Sinopse:

Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.

(Sinopse padrão para Diários do Vampiro - O Despertar, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Na contracapa:

Stefan Salvatore é imortal. E está condenado. Há séculos ele procura redenção e paz, até que chega à pequena cidade de Fell's Church e conhece Elena...
Mesmo sendo a garota mais popular e adorada da escola, Elena se sente sozinha, até encontrar sua alma gêmea, Stefan, uma vampiro perseguido pelo irmão, Damon... 
Um vampiro sexy e misterioso, Damon quer vingança a qualquer custo e não medirá esforços para conseguir o que deseja.

   Conhecendo a saga/autora:

Em primeiro lugar, ESQUEÇAM a série! Sério. Aquilo lá tem pouco, muito pouco a ver com a história original dos livros, ok?! É até mesmo perca de tempo comparar livro*série nesse caso (e na maioria dos casos, infelizmente). Vamos ao livro! :D :D É uma das sagas que mais amei ler. São muitos livros! Até agora, li até o volume 4. Começando depois de assistir a série, então acabei ficando com os personagens como nos foram mostrados nela. E eles foram destruídos a cada página, e reconstruídos de acordo com o original. Foi um choque galera!

A escritora, Lisa Jane Smith é americana, e vive na Califórnia. Também é autora da saga The Secret Circle (O Círculo Secreto, que também virou série, mas foi cancelada, deixando um gosto amargo na boca dos fãs; a salvação é que os livros nos contam tudo o que a série deixou de contar.). Do cânon original, a saga de The Vampire Diaries é composta por sete livros (Trilogia originalO Despertar, O ConfrontoA Fúria; Por pressão dos leitores, Lisa lançou mais o volume: Reunião Sombria; Dezesseis anos de hiato depois ela anunciou e lançou mais uma trilogia, que continuaria a história: Anoitecer, Almas Sombrias, Meia-noite). Além desses, há a trilogia Os Caçadores (Espectro, Canção da Lua, Destino) escrita por um Ghost Writer, A Salvação (Unseen, Unspoken, TBA) escrita por Aubrey Clark, e Diários de Stefan (Origins, Bloodlust, The Craving, The Ripper, The Asylum, The Compelled) escrito pelos produtores executivos da série de tv. Há alguma divergência a respeito dos motivos da troca de autora, e sequer de como isso foi possível, uma vez que se pensa na proteção dos direitos autorais. Os livros da trilogia Caçadores vem com o nome da autora original na capa. :/ Assim que conseguir informações fiáveis eu atualizarei o post.

Atualizado! [No site oficial da autora, consta uma nota a respeito desse problema de autoria: 
"Lisa wrote Phantom, but at that time Alloy Entertainment Inc used the fact that she'd done the original trilogy as "work for hire" to remove her from doing any further Vampire Diaries Books. An anonymous ghostwriter will finish the series, possibly making it more like the TV series, according to the only statement Alloy Entertainment Inc. (who owns half the copyright) has made to the public, in the Hollywood Reporter."
Ok, com o auxílio da autora Cláudia Lemes (que, aliás, está com o livro Eu vejo Kate, em pré-venda, e com uma arte de capa lindíssima, além de vários brindes!) na tradução e compreensão da nota, vou poder lhes explicar a confusão. Basicamente, a autora havia sido contratada (work for hire: trabalho sob encomendafreelancer) para fazer a trilogia original. Entretanto, a Alloy Entertainment, responsável pela adaptação dos livros para a TV e contratante da autora, aproveitou-se do fato de ter metade dos direitos da obra para impedi-la de continuar a escrever a saga, deixando isso por conta de outros escritores, que viessem a tornar a história mais parecida com os rumos da série.]


   Conhecendo o livro:

Sabe a Elena que conhecemos da série? Aquela menina meiga, doce, encantadora, santa e tudo o mais? Então, PORRA NENHUMA! Nem em um universo paralelo, ou numa realidade alternativa a Elena original do livro é daquela forma! Vejam só: 
"Elena Gilbert: a descolada, loura e magra; a que lançava moda, a veterana, a garota que todo garoto queria ter e toda garota queria ser; com uma pele impecavelmente clara, soberana, suave e ardente; quer tudo e todos girando ao seu redor, quer tudo aquilo que ainda não tem, tem espírito e fogo, usa os garotos como referência de popularidade, adora o prazer da conquista e o triunfo de uma nova aquisição; é como o fogo ardendo no gelo."

Alguém aí viu ESSA Elena na série? Por favor, me avisem se a encontrarem!! ¬¬ Produtores motherfucker. PQP. Enfim, as diferenças não param por aí. E resolvi fazer essa resenha mudando o meu foco. Se preparem, é um review do livro. Comentando todos os detalhes!

O livro começa com a chegada de Elena Gilbert à sua casa, voltando da França. A morte de seus pais ainda é uma coisa recente e dolorosa. Somos apresentados à sua irmã Margaret Gilbert, de 4 anos, e sua tia Judith, que é quem toma conta da duas desde a morte dos pais de Elena. Tia Judith tem um namorado, chamado Robert Maxwell, ele aparece às vezes.

Elena chegou de viagem para as aulas, e retoma sua rotina na Robert E. Lee High School. Ao sair de casa, ela vê um corvo: o maior que já havia visto, roliço e lustroso, com um arco-íris cintilando nas penas do dorso. Com garras escuras e ávidas, um bico afiado, olho preto reluzindo e asas imensas. Seu olhar transmitia uma malícia absurda. Sim, para quem acompanha a série, sabe de quem estou falando, para quem não acompanha, não perde por esperar. Ele ainda vai aparecer muito daqui pra frente.

Na escola, Elena encontra sua "comitiva", ou melhor, suas amigas, :P : Caroline Forbes, alta, magra, de olhos verdes e cabelo ruivo; Bonnie McCullogh, cabelos ruivos e crespo, baixinha, de olhos castanhos; e Meredith Sulez, de pele morena, sem maquiagem, alta, cílios pretos e pesados e sobrancelha elegante. Isso basta, não é? Todos as personagens centrais foram desconstruídas do estereótipo que a série nos deu. Pra começar, Meredith sequer existe na série, enquanto nos livros ela é a melhor amiga de Elena. E quanto ao visual de Caroline e Bonnie, foi totalmente mudado. Logo de cara, percebemos a inimizade rolando entre Caroline e Elena, e Bonnie anuncia seu novo dom: ser paranormal! A principio é uma brincadeira, e todas não levam a  sério. Mas a primeira previsão de Bonnie é o encontro de Elena com um estrangeiro misterioso.

Essa é a deixa para o surgimento de Stefan Salvatore: simplesmente o cara mais lindo e irresistível que é possível descrever num livro. Com cachos escuros, feições elegantes, maçãs do rosto altas, nariz reto e clássico, corpo magro e musculoso, cabelo ondulado, pernas longas, e dono de uma boca de tirar o sono. Ele transpira sensualidade. OH MEU DEUS! Que mais tem esse homem? Bem, ele é um vampiro. :P Nascido no século XV, e com um irmão tão bonito quanto, porém mais cruel e letal, chamado Damon Salvatore. Damon tem uma pele morena, é gracioso e sensual, mas infeliz por trás do seu controle e calma.

Stefan esnobou Elena logo de cara, e  não soubemos o porque por um tempo. Enquanto isso, ela armou todo tipo de situações e planos para pegá-lo. Ela o queria, e não iria aceitar um não por resposta, mal sabia ela no que estava se metendo. Tyler Smallwood, um dos valentões da escola de Elena (e conhecido e referenciado várias vezes no livro pelos "dentões brancos" [olha a referência aí gente!! kkkk]) implicou com Stefan, mas Matt Donovan, ex-namorado de Elena, acabou por ajudá-lo, e ficaram amigos. Elena terminou com Matt assim que voltou à escola, mas deixou claro que o queria como amigo, pois era isso que sentia por ele agora. Stefan acabou entrando para o time de futebol americano da escola, a pedido de Matt. Entre essas confusões e planos, Elena visitou o cemitério (a parte antiga), algumas vezes, para ir no túmulo dos pais. Em uma dessas visitas, ela, Bonnie e Meredith foram perseguidas até a ponte que atravessava um rio; de alguma forma Elena sabia que se atravessassem a ponte estariam seguras. Pouco antes disso Bonnie entrou em transe e falou que alguém esperava Elena no cemitério. Aliás, Bonnie e sua família são cercadas pelo ocultismo e misticismo: seu primo a ensinou a ler mãos, e sua avó disse que Bonnie morreria cedo e jovem. Stefan, que havia sido atraído por um Poder desconhecido ao antigo cemitério, observou a todo esse movimento, mas não conseguiu descobrir o que perseguiu as meninas. Por fim, sentiu o cheiro de sangue embaixo da ponte, e alimentou-se de um velho mendigo que dormia lá. O velho sobreviveu, mas o ataque foi noticiado em toda a cidade, e as pessoas ficaram preocupadas. Não se sabia quem era o criminoso.

Em seguida temos os flashbacks de Stefan, sobre sua vida na Florença do século XV, sua família e amor. Ouvimos então falar de Katherine, o grande e arrebatador amor de Stefan. que lhe causou tudo, do melhor ao pior. Katherine sempre foi fraca, frágil, gentil demais, afetuosa demais. Filha de um amigo do pai de Stefan, veio morar próximo à eles para se recuperar de uma doença que a afligia. Soubemos depois que sua criada, Gudren, para evitar a morte da jovem sinhá pela doença em estágio terminal, trouxe um homem misterioso e conhecido como cruel, para lhe salvar, tal homem é Klaus. Klaus transformou Katherine em vampira, de modo que ela logo melhorou. Katherine passou a usar um amuleto, um anel de ouro com uma pedra preciosa, de um azul escuro forte, incrustada, que lhe protegia e garantia que pudesse andar sob a luz do sol. Katherine não queria poder, quando foi transformada, e encarava a troca de sangue entre vampiros e humanos como um ato que significava amor envolvido. Antes desse flashback acabar, lemos sobre cenas vagas, de um jardim com um muro, próximo a um limoeiro, sobre uma luta de espadas entre Stefan e Damon, e dos gritos de Giuseppe, pai dos dois. Então Stefan pensa se Damon poderia estar envolvido nos acontecimentos na cidade, sendo o Outro Poder.

Enquanto isso Elena pôs em ação mais um plano para pegar Stefan: inventou um affair com um francês, de quando esteve na França antes da volta às aulas. Tudo para que as pessoas da escola pensassem que ela não queria mais Stefan. Além disso, espalho boatos sobre Stefan ser um drogado, para as garotas se afastarem dele. Elena acabou magoando a Matt, uma vez que se o affair fosse verdade, ela teria traído ele, pois teria acontecido na época em que ainda namoravam. Enfim, ela acabou por negar o caso para Matt, e lhe contar as reais intenções. Também vimos que Caroline, que já estava distante e amarga desde o começo do livro, se afastou totalmente da antiga turma de Elena, Bonnie e Meredith. Também conhecemos Mary, irmã de Bonnie e dois anos mais velha que ela; trabalha como enfermeira. E Yangtze, o pequinês velho e gordo de Bonnie. Atrelado ano novo plano de Elena, está a necessidade de Stefan ir ao Baile do Reencontro, oferecido pela escola; baile no qual ela seria rainha, e no qual Stefan seria obrigado a dançar com ela, então. Porém, tanto Stefan quanto Caroline andam sumidos na hora do almoço ultimamente... Pausa para uma observação:


Bonnie é uma piriguete! kkkkk Ela quer todos os caras bonitos que a saga nos apresenta: desde Matt, a Stefan, Damon, Alaric, ops! Enfim, se é homem, e se é bonito, ela quer! Ela também tem a curiosidade típica de uma adolescente, no que tange à fofocas. :P

Para total e completa frustração de Elena, Stefan foi ao baile com Caroline! E Caroline usou isso para zombar de Elena. Com raiva, decepcionada e totalmente frustrada, Elena dançou com todos no baile, riu alto, paquerou cada garoto em seu caminho; foi a mais animada em qualquer dança e por fim, foi coroada rainha do baile. Ela deu moral até mesmo para Tyler! E esse foi o seu erro; para irritar a todos, ela foi com Tyler, Vickie Bennett e Dick (amigo de Tyler) para o cemitério, continuar a celebração da noite. Eles foram para a parte antiga do cemitério, e até mesmo tentaram abrir o túmulo dos fundadores da cidade, Thomas e Honória Fell, mas sem sucesso. Elena porém, quando se encostou no túmulo, teve a sensação de que a pesada tampa de mármore abria, e que ela caía dentro. Tudo não passou de uma sensação. Enquanto Vickie e Dick ficavam, Tyler e Elena se distanciaram, e Tyler acabou forçando uma situação com Elena. Matt, Meredith e Bonnie saíram a procura da amiga, e encontraram uma Vickie histérica, só com a roupa íntima, e toda machucada, andando pelo cemitério. Em outra parte, Stefan aparecia na hora certa, para dar uma surra brutal em Tyler, quase o matando, e parando apenas porque Elena pediu. Soubemos depois que Stefan estava fraco ao chegar ao cemitério, e que encontrou-se com Vickie e Dick, mas ele não se lembra o que aconteceu. Apenas que bebeu o sangue de alguém. Se foi ele ou não que atacou Vickie, não soubemos de pronto. É interessante notar que foi dado destaque para a lua, nessa noite, que estava imensa e vermelha no céu.

Stefan leva Elena para a pensão, lugar onde mora e administrado pela misteriosa senhora Flowers. Lá Elena encontrou vários itens do período da Renascença Italiana. E um pequeno cofre, que Stefan não a permitiu abrir. Elena sucumbiu à raiva e lhe perguntou porque a odiava, lhe dirigindo palavras ferinas. Ele respondeu que não era isso, ela apenas lhe lembrava muito alguém, do passado. Depois disso, Elena e Stefan ficaram. Ele acabou cedendo aos beijos e abraços de Elena. Quando ele a levou para casa, a polícia estava lá por causa do ataque à Vickie. Elena contou à família, aos amigos e à polícia sobre o ataque de Tyler, mas não prestou queixa.

Mais um flashback de Stefan. Mostrando um pouco mais do conturbado relacionamento de Stefan, Katherine e Damon. Sim, Katherine também se envolveu com Damon, e ambos os irmãos sabiam de seu sombrio segredo. Por fim, eles a pressionaram para que escolhesse um, e ela pediu tempo. Damon é apresentado nessa primeira parte do livro como um irresponsável, rebelde e desgosto do pai. Enquanto Stefan é o filho perfeito, e um cavalheiro digno. Após isso, lemos sobre a visita de Elena e suas amigas à Vickie, uma visita desastrosa, aliás. Vickie fica histérica assim que vê Elena,e  a acusa de ser má. Elas saíram da casa de Vickie foram para a pensão de Stefan. Enquanto Bonnie e Meredith conversavam com a senhora Flowers, Elena entrou no quarto de Stefan e abriu o cofre, achando sua fita vermelha de cabelo, que havia perdido na perseguição no cemitério, tempos atrás. Ela fica feliz, por perceber que, no final das contas, Stefan gostava dela desde o começo.

Com o passar do tempo, mais um evento estava para acontecer, a festa de Halloween. E Elena, Bonnie e Meredith eram responsáveis por organizar a Casa Mal-Assombrada, que seria montada no ginásio da escola. (Eu curti muito as áreas descritas no livro: O Cadáver Sangrento, A Câmara de Tortura Medieval, A Sala dos Mortos-Vivos, A Sala das Aranhas, A Sala dos Druidas --> Stonehenge) Elena e Stefan assumiram o namoro publicamente, e ele teve de contar a Caroline. Que ficou enfurecida, embora nunca tenha acontecido nada entre eles. As horas de almoço eram gastas apenas conversando na sala de fotografia, na escola.

Um dia, quando as meninas estavam arrumando tudo no ginásio, as luzes falharam. Meredith e Bonnie saíram para procurar o zelador, enquanto Elena ficou sozinha no ginásio. Ela sentiu-se observada. Virando-se, percebeu um garoto estranho, mas incrivelmente bonito, no ginásio. Não sabia quem ele era, nem o que queria, mas sentia uma tensão anormal entre os dois. Trocaram algumas palavras, e por fim ele sumiu misteriosamente, da mesma forma que surgiu. Com toda a preparação do evento, Elena teve pouco tempo com Stefan. E mesmo esse pouco tempo acabava por ser irritante, uma vez que Stefan evitava que ficassem sozinhos, sem que Elena entendesse o porque. Ela também percebeu o anel que ele carrega num cordão, no pescoço.

Em uma sexta, as meninas acabaram dormindo na casa de Bonnie, cujos pais haviam viajado. Bonnie sugere fazer um ritual chamado 'jantar mudo', para descobrir quem seria o marido de Elena. Através dele Elena acaba convidando acidentalmente Damon a entrar na casa de Bonnie, embora ela ainda não saiba quem ele é, nem mesmo seu nome. Como consequências da noite, o diário de Elena sumiu (eu deveria ter mencionado isso lá no começo, mas o faço aqui: Elena escreve em um diário desde o começo do livro; é uma forma dela desabafar) e Yangtze morreu. Ah, o corvo que vive seguindo Elena desde que ela voltou para casa, estava lá também. ;)

Por fim, chegou a festa de Halloween. E cheia de problemas. O senhor Tanner, professor de História, e que vive implicando com Stefan por ele saber demais e a turma saber menos, foi cogitado para substituir o professor Lyman, que ficou doente, como o sacrifício na sala dos Druidas. Ela não quer participar, mas Stefan o convence. Depois disso, Stefan vai para o vestiário masculino ajudar com outros preparativos, uma vez que Matt está chateado por ele estar namorando a garota que era dele. Aliás, Matt está fantasiado de lobisomem, Stefan de Conde Drácula e Bonnie de Sacerdotisa Druida. Elena esbarra em alguém vestido de Ceifador Sinistro, e reconhece o modo de andar. Quando tudo está em funcionamento, Bonnie descobre que o senhor Tanner está morto. Tyler surge no meio da multidão, fantasiado de lobisomem também, e incita a multidão contra Stefan, dizendo coisas horríveis sobre ele e fazendo diversas insinuações e acusações. Ele estava presente na sala durante a conversa de Stefan, Bonnie e Elena com o senhor Tanner, apenas foi confundido com Matt, por usarem fantasias iguais. Todos passam a duvidar de Stefan. Elena implora a Matt que ajude Stefan a fugir dali. Matt o encontra desmaiado no vestiário e (embora não saiba o que realmente houve, Stefan acha que foi mesmo ele que atacou o senhor Tanner) o ajuda a ir embora. Stefan pede que ele prometa cuidar de Elena. Depois Elena também foge para procurar Stefan. E é aí que tudo vira de cabeça mesmo. :O

Elena encontra Stefan no sótão da pensão da senhora Flowers. Só que em um péssimo momento: Stefan, frustrado com a situação, revirou seu quarto por inteiro, e atualmente parece que passou um furacão ali, está tudo bagunçado, fora de lugar ou quebrado. E para completar a cena, Stefan está se alimentando de uma pomba branca, o sangue quente ainda escorrendo pelos seus lábios. Com isso em vista, Elena entrou em pânico, ficando apavorada. Ela correu para a sacada, cuja grade de segurança não aguentou seu peso, e com isso, ela caiu. Antes de atingir o chão, porém, Stefan a salvou, pulando da sacada, pegando-a no ar, e aterrissando suavemente no chão, em uma velocidade incrível.

A partir daqui, o que acontece é o diálogo entre Stefan e Elena, onde ele lhe conta toda a verdade sobre si mesmo e sua vida. Ficamos sabendo que a mãe de Stefan nunca se recuperou do parto dele, de que apesar dele ter resistido à sede no começo, Damon não o fez. Stefan conta também o desfecho sobre a história com Katherine e o irmão, Damon: ela havia trocado sangue com ambos, escolhendo a ambos. Os irmãos não gostaram nada disso, e entraram em uma verdadeira guerra de tanto desgosto. Por fim, Katherine decidiu optar pela morte, se expondo ao sol e deixando apenas cinzas para trás, além de um recado, seu vestido, e o anel que lhe servia de amuleto, na esperança de que os dois reconstruíssem o laço fraterno perdido. Corroídos pela dor e culpa, Stefan e Damon haviam lutado até a morte, quando Damon perfurou o coração de Stefan com uma espada, e Stefan por sua vez fez o mesmo. Com a quantidade de sangue de vampiro em seus corpos, eles acabaram voltando à vida, como vampiros, para grande susto e confusão em sua casa. Stefan diz, inclusive, que se culpa pela transformação do irmão, uma vez que foi ele que o matou. Também fala sobre os poderes dos vampiros: como grande força, agilidade, controle mental, subversão e a transformação em animais. Quanto mais sangue ingerido, mais fortes ficam os poderes. Elena por fim lhe conta sobre todas as coisas estranhas que tinham acontecido, concluindo com a possibilidade de Damon estar na cidade. Diante disso, Stefan fica em paz consigo mesmo, sabendo que no final das contas, ele não era o causados das mortes e ataques que ocorreram na cidade.

Isso desencadeou uma onda de afeto, compreensão e amor entre Elena e Stefan. E eles trocaram sangue, que é acima de tudo, um gesto de amor. Após isso, ela voltou para casa, e dormiu. Má ideia: ela acabou sonhando com Stefan, na mão dele estava o diário que ela havia perdido, e além disso, Stefan mostrava desaprovação perante ele. No dia seguinte, ao ir para a escola, ela descobriu que Stefan estava sendo procurado como suspeito pela morte do senhor Tanner, e que estava desaparecido. Seu carro havia sido encontrado abandonado, e não havia vestígios dele. Elena, apesar de não ter a certeza que nós leitores tivemos (uma vez que é narrado a luta entre Stefan e Damon, onde Damon vence, até mesmo drenando o sangue de Stefan, mas não dando grandes rumos), sabia que Damon devia ter feito alguma coisa com Stefan. E decide ir atrás dele.

   Sobre a adaptação para TV:


A série foi ao ar em setembro de 2009, produzida pela canal americano The CW, e desenvolvida pela Julie Plec e Kevin Williamson. Desde então, recebeu inúmeros prêmios, e manteve uma média de espectadores que lhe garantiu vida e renovações subsequentes até o momento. Contando atualmente com seis temporadas completas, e uma sétima começando em outubro deste ano (2015), dentre os atores/atrizes do elenco cito Paul Wesley (como Stefan), Ian Somerhalder (como Damon), Candice Accola (como Caroline), Kat Graham (como Bonnie), Zach Roerig (como Matt), e como protagonista do show Nina Dobrev (como Elena), que recentemente aproveitou-se do encerramento de seu contrato com a emissora para não renová-lo, encerrando sua participação regular na série. Nina pronunciou-se dizendo que pretende dedicar-se à vida pessoal e novos projetos.  O fandom entrou em verdadeiro estado de ebulição depois do seu anúncio, mas os produtores da série são otimistas em acreditar que o sucesso da mesma não será abalado com a saída de Nina. Aliás, não apenas Nina saiu da série, Michael Trevino, que interpretou Tyler Smallwood também deu adeus ao show. Outras informações sobre a série vocês podem conferir aqui.



   O que mais gostei:

Eu sempre tive uma curiosidade imensa de saber a história original por trás da série de TV. Então, fui desesperadamente à fonte, e li praticamente os 4 primeiros livros de uma vez. E fiquei absolutamente surpreso. A história te prende, te faz torcer pelos personagens,e  tudo o mais. Porém, diferentemente da série, ela é absolutamente distinta. Motivações, personalidades, aparência física, entre outros fatores a serem considerados, são conclusivamente diferentes/contrários do que vi na série. Mas, na minha opinião, o livro me agradou muito mais. Minha visão das protagonistas (Elena, Bonnie, Caroline [as que aparecem tanto na série quanto no livro]) mudou muito. Por exemplo, eu já sei que ODEIO a Caroline com todo meu coração, embora adore ela na série [confuso, não?!].

Uma parte, em especial, que gostaria de destacar é o momento em que Elena diz que as pessoas temem aquilo que é diferente, que foge à regra. E não só por medo, mas por raiva, para não sair da sua zona de conforto ou para se justificar por algo. E é assim que realmente é a vida.

#EuLi #TheVampireDiaries #L.J.Smith

   O que não gostei:

Caroline, Caroline, Caroline, ah, eu já disse Caroline?! huashuas Bem, pontos negativos da obra (saga) como um todo: confusão a respeito dos autores. :/

   Citação Preferida:

*****

2 comentários:

  1. Olá,

    Eu li este livro mais ou menos na época que comecei a assistir a série e fiquei também super indignada com as mudanças grandes que existem na adaptação. Com o tempo, comecei a achar a série meio chatinha e parei de assistir (na 3ª temp, se eu não me engano), mas estava persistindo nos livros. Tinha comprado a trilogia então continuei. Mas, depois de um tempo, o livro também me deu um bode danado, e não cheguei nem no segundo.

    Acho que tem a ver com esse rolo de autores. Não senti consistência na escrita, e achei a narração com pouca profundidade na maioria das vezes. Por outro lado, o universo de TVD é bacana, apesar de tudo.

    Excelente texto, aliás, super detalhado. Parabéns!

    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ruth!! Obrigado por ter lido, rsrs. Ficou super extenso e estou pensando seriamente em fazer um vídeo sobre a review, de modo que seja mais confortável e menos chato pra vocês acompanharem. Mas foi um livro que realmente quis detalhar. E sim, é uma diferença absurda com a série, quem já se apegou à ela vai ficar meio de orelha em pé. Quanto aos autores, disso aprendi algo: Não vou aceitar escrever uma história dentro de um acordo que dá margem à outros a continuarem sem mim. husahsuah Abração, te vejo nos próximos livros da saga;

      Excluir