Resenha: O Clube dos Suicidas



Livro: O Clube dos Suicidas
Apresentação: Fernando Sabino
Gênero: Suspense, Novela Policial
Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Páginas: 128

   Sinopse:

Um clube de candidatos ao suicídio que não têm coragem de realizar por si próprios o seu intento. Este é o tema dessa novela, uma extravagante história na qual o autor faz um minucioso levantamento dos costumes do século passado, conduzindo a ação com admirável desenvoltura e criando personagens inesquecíveis. Uma das maiores qualidades de Stevenson nessa obra foi antecipar-se ao moderno romance policial, tendo sido o precursor de uma vertente que passou por criações como as de Sherlock Holmes, Rafles ou Arsène Lupin, para desaguar em criadores que vão de Edgar Wallace a Agatha Christie, na Inglaterra, de Maurice Leblanc a Simenon, na França, Dashiell Hammett e Raymond Chandler, nos Estados Unidos. Robert Louis Stevenson tornou-se um autor consagrado mundialmente com a publicação dos livros A ilha do tesouro e O médico e o monstro. Seu O clube dos suicidas, é uma das obras que fazem parte da coleção Novelas Imortais, dirigida por Fernando Sabino.

(Sinopse padrão para O Clube dos Suicidas, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob e na Saraiva.)

   Na contracapa:

Preço de entrada: quarenta libras. Passaporte: vontade de morrer. São estas as estranhas condições para fazer parte do Clube dos Suicidas, um grupo de cavalheiros que, embora queira, não têm coragem de se matar. O que o destemido príncipe Florizel e seu fiel confidente coronel Geraldine não sabem é que, ao entrarem como sócios, podem ser sorteados a assassinar um dos membros. O que seria apenas mais uma aventura da dupla vira um caso complicado de resolver. Afinal, quem arquiteta os assassinatos sob a fachada do clube? Com a respiração presa e os sentidos aguçados o leitor vai acompanhar a minuciosa investigação de Florizel para descobrir quem está por trás desses crimes terríveis.


   Conhecendo o autor e a obra:

Robert Louis Stevenson é ninguém menos do que o autor de A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro: clássicos da literatura internacional. Foi um escritor britânico, nascido em Edimburgo, na Escócia, em 1850; novelista, poeta e escritor de roteiros de viagens. Considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX, além de ter sido também um ferrenho ativista político, crítico social e humanista.

Fernando Sabino, foi um escritor e jornalista brasileiro, nascido em 1923 e que veio a falecer em 2004. Formado em Direito, foi também escritor e jornalista.

Em O Clube dos Suicidas, publicado original e primeiramente em 1878, são narradas três aventuras do príncipe Florizel juntamente a seu fiel confidente, o Coronel Geraldine. Entretanto, as três aventuras são decorrentes de uma única história maior, que abrange todos os fatos. É como se fosse uma grande aventura narrada em partes menores, para dar maior espaço aos acontecimentos. O autor precedeu o gênero do romance policial, e conseguiu criar uma história envolvente, com suspense, mistério um ar de perigo e violência. São três narrativas, contando as três partes que envolvem a história do livro. A primeira parte chamada A História do Rapaz com as Tortinhas de Creme, nos apresenta aos personagens, suas personalidades e as circunstâncias sobre as quais elas vieram a chegar ao clube, além de nos apresentar ao funcionamento do mesmo. A segunda parte, A História do Médico e do Baú de Saratoga, começa de onde a primeira parou, nos contando sobre como o príncipe lidou com o idealizador do clube. E A Aventura do Cabriolé por fim visa nos dar a conclusão do assunto e o desfecho da história.

   O que mais gostei:

Às de Espadas - A Vítima

A história toda é realmente envolvente, e o estilo de linguagem é delicioso. Talvez acabe sendo um pouco difícil compreender o que está escrito, devido ao vocabulário antigo e rebuscado. Mas é justamente isso que me atraiu muito no livro. Uma Londres clássica, com cavalheiros e damas, onde honra e justiça ainda são realmente apreciadas; Com todos os modos e maneiras da época, os trejeitos e tato. Tudo! É uma atmosfera pitoresca, e atraente apesar disso.

O clube, devido à concepções óbvias, tem um estilo bem lúgubre: os membros se reúnem durante a noite, bebem champanhe, jogam conversa fora, e depois entram num arriscado jogo de cartas, onde casa um dos presentes, com exceção óbvia do presidente do clube, recebe uma carta de um baralho recém embaralhado. As mãos continuam até que o Às de Espadas e o Às de Paus saiam, indicando vítima e assassino, respectivamente.
Às de Paus - O Assassino


  • A História do Rapaz com as Tortinhas de Creme (✭✭)
  • A História do Médico e do Baú de Saratoga (✭✭)
  • A Aventura do Cabriolé ()


                                        


#EuLi #RobertLouisSteveson 

   O que não gostei:

Apesar de toda a emoção, suspense, mistério, e até mesmo a ação, acabei de ler o livro com a sensação de que faltou algo, de que esperava mais. Mas, é isso. Não tenho, de fato, nenhuma outra reclamação.

   Citação Preferida:

*****


Nenhum comentário:

Postar um comentário