Resenha: Os Arquivos do Semideus


Livro: Os Arquivos do Semideus
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Autor(as): Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Mitologia
Editora: Intrínseca
Páginas: 168

   Sinopse:

Atenção jovens semideuses: preparem-se para ter acesso a arquivos altamente sigilosos. Compilado pelo escriba sênior do Acampamento Meio-Sangue, o sr. Rick Riordan, o conteúdo supersecreto apresentado em Os arquivos do semideus inclui os relatórios de três das mais perigosas aventuras de Percy Jackson, informações valiosas conseguidas em entrevistas com os mais importantes heróis da saga, um utilíssimo mapa do acampamento e muito, muito mais. Leiam e tornem-se especialistas no universo dos deuses e heróis do Olimpo.

(Sinopse padrão para Os Arquivos do Semideus, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Conhecendo a saga:

Hey guys! How are you? All okay? Bem, depois de um tempo sem postar nada, estou de volta pessoal. Não é que não esteja lendo, justamente o contrário. Tô lendo muuuuuito, mas sem apetrechos/gadgets (note, pc, internet, smart, etc...) pra me auxiliarem a organizar as notas e fazer as resenhas, aí fico meio aleijado nesse sentido. Mas, vamos ao que realmente interessa. Dessa vez vim falar sobre o livro adicional à saga de Percy Jackson e os Olimpianos, mas que serve também como adicional à saga seguinte, Percy Jackson e  Os Heróis do Olimpo.

Como acontece com livros de contos baseados em um universo de alguma saga, eles tem a função de serem complementos da história original, porém não realmente necessários. É uma forma de expansão do universo e das personagens. Nas duas sagas de PJ (Percy Jackson), acompanhamos as aventuras de Percy junto com seus amigos, semideuses ou criaturas mitológicas, em busca de seu espaço, de autoconhecimento e da salvação do mundo e das pessoas que amavam.

   Conhecendo o livro:

Arquivos do Semideus é um compêndio que inclui 3 contos do universo PJ, 5 entrevistas com personagens centrais da trama das sagas (Connor e Travis Stoll, Clarisse La Rue, Percy Jackson, Annabeth Chase e Groover Underwood), 1 mapa do acampamento half-blood, 1 'carta' de apresentação do livro, uma foto da mala de Annabeth, e alguns quebra-cabeças, como palavras cruzadas, caça-palavras, e etc.

A carta de apresentação do livro foi escrita pelo Escriba Sênior do acampamento half-blood, Rick Riordan (tcharã! kkkk). Ela fala sobre o objetivo do livro, e sobre quem você de fato é, aliás, você só deve ler esse livro se for realmente um semideus. Caso contrário, bem, a carta de apresentação lhe dirá o que acontece aos que infringem as regras.

As três histórias (contos) adicionais presentes no livro se passam entre os acontecimentos de "A Batalha do Labirinto" e "O Último Olimpiano". A Quadriga Roubada tem Clarisse La Rue na história, e acrescenta alguns elementos e personagens ao núcleo de Ares, deus grego da guerra; Já O Dragão de Bronze é uma história mais geral, envolvendo diversos dos personagens conhecidos em PJ, e de um que seria conhecido também futuramente na segunda saga. Enquanto que os acontecimentos da terceira história são mencionados no penúltimo  e no último livro da segunda saga PJ, Percy Jackson e Os Heróis do Olimpo, (respectivamente A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo). Até mesmo o antagonista central do 3º conto retorna ao final da segunda saga, com importância extra.

Ao contrário do que acontece normalmente, os contos não influenciarem ou não pertencerem necessariamente à história original, eu confesso que fiquei meio perdido por não ter lido Arquivos dos Semideuses antes dos dois últimos livros de PJ: fiquei incomodado e com a sensação de que tinha perdido algo da história, e por mais que forçasse não conseguia me lembrar. E claro que não iria, uma vez que o que era mencionado, não acontecia no cannon, mas nos adicionais.

As entrevistas são divertidas e engraçadas. Contam um pouco mais sobre os personagens e os colocam em contextos cômicos ou trágicos. O livro também conta com gravuras de alguns deuses gregos, dos protagonistas da saga de PJ, e outros. Ah, caso você seja um semideus, guarde o mapa do acampamento half-blood, ele virá a ser útil até que você o tenha aprendido de cor. ;)



A 'foto' da mala da Annabeth tem por objetivo lhe mostrar o que deve levar ao acampamento, o que é necessário, de fato. Os quebra-cabeças devem distraí-lo enquanto chega lá, isso é, se milagrosamente nenhum monstro não atacá-lo pelo caminho. Fique seguro semideus! Até a próxima!


#EuLi #PercyJackson #RickRiordan #Extras

   Citação Preferida:

*****


Nenhum comentário:

Postar um comentário